As dietas são algumas das formas mais variadas de se basear uma alimentação cotidiana. Possuem uma grande diversidade, com inúmeras possibilidades de combinações, ou focadas em determinados tipos de alimentos. Visa a redução de peso, ou a melhora da saúde com base no consumo de alguns produtos ou restrição de um grupo de alimentos. Dentre algumas das dietas que mais se destacaram nos últimos tempos, a dieta low carb é uma das que mais conquistaram adeptos que buscam uma redução de peso, diminuindo ao mínimo o consumo de carboidratos, passando a optar preferencialmente por proteínas e gorduras.
No entanto, com o sucesso e a grande quantidade de adeptos dessa dieta, algumas polêmicas vieram à tona, especialmente com relação a possíveis prejuízos que ela poderia causar à saúde de seus seguidores.
A dieta low carb pode prejudicar a saúde?
O primeiro passo para identificar os reais efeitos dessa dieta no corpo é saber como aplicar adequadamente esse tipo de restrição na alimentação. Um erro bastante comum é confundir a redução da ingestão de carboidratos, feita na dieta low carb, com um corte completo de carboidratos.
Essa confusão é o principal motivo de preocupação com a saúde que a dieta poderia causar, pois o corte radical de carboidratos e a falta deles no corpo poderiam causar não apenas a perda de peso, mas também uma fraqueza muito grande e, assim, danos ao organismo.
Porém, é preciso que se entenda essa dieta não como uma inimiga dos carboidratos, mas como uma forma de consumi-los moderada e adequadamente, condicionando o corpo a não depender dessa substâncias como principal fonte de combustível, passando a utilizar as gorduras e proteínas como fonte energética.
O consumo de gorduras
Outro ponto de confusão relacionado à dieta low carb em destaque neste artigo e que algumas pessoas podem ver como prejudicial à saúde, é a maior ingestão de gorduras, uma vez que elas ficam responsáveis pela energia corporal em substituição aos carboidratos.
Porém, para que se esclareça esse ponto, é necessário saber que tal dieta requer principalmente a ingestão de gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas, e não o consumo de gorduras hidrogenadas ou gorduras trans, que trazem uma série de malefícios ao corpo.
Dessa maneira, com a correta identificação das indicações da dieta de baixo carboidrato, é possível identificar que esse não é um modo radical de alimentação, com um consumo mínimo dessa substância e de gorduras saudáveis e proteínas, que fazem com que o corpo tenha os benefícios dos alimentos, proporcionando uma perda de peso saudável e a reeducação alimentar.
Assim, é possível afirmar também que a dieta low carb não é prejudicial à saúde se seguida corretamente, sem nenhum tipo de radicalismo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.