Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp

Harmonização facial com toxina botulínica: Quando fazer?

Rosto feminino recebe aplicação com seringa

O procedimento visa garantir um rejuvenescimento facial, visando a prevenção e reparação das famosas marcas de expressão

A harmonização facial com toxina botulínica é um procedimento que ajuda a combater o aparecimento de rugas e flacidez, conferindo um aspecto jovem e natural para a face do paciente. Para isso, é utilizada uma combinação de técnicas que visam garantir um equilíbrio entre volume, formato e os ângulos faciais.

É essencial que a harmonização facial com toxina botulínica seja realizada por um especialista devidamente capacitado, que vai primeiro fazer uma avaliação minuciosa para

Identificar e entender as necessidades do paciente, apontando o melhor tratamento para ele. O procedimento é sempre individualizado e personalizado.

O que é toxina botulínica?

A toxina botulínica tem como principal objetivo paralisar a musculatura do local onde for aplicada, amenizando assim os sinais de expressão e rugas mais superficiais. Para isso, ela libera um neurotransmissor chamado acetilcolina, que impede essa contração muscular.

A sua produção é feita por meio de uma bactéria chamada Clostridium Botulinum, e a substância se destaca por ser bastante utilizada em clínicas de estética. A ação dessa toxina se dá de duas maneiras:

  • Preventiva: para pessoas jovens, que desejam prevenir o aparecimento das famosas marcas de expressão;
  • Reparativa: para quem já possui essas marcas e deseja amenizá-las por meio desse procedimento.

Quando a harmonização com toxina botulínica é indicada?

A harmonização facial com toxina botulínica é indicada principalmente para amenizar as linhas e marcas de expressão, geralmente encontradas na região da testa, canto dos olhos e glabela. Ela também é indicada para arqueamento da sobrancelha, rugas ao redor da boca, mais conhecidas como código de barras, região do queixo, pescoço e colo, além de rugas que se formam no nariz.

A principal motivação das pessoas pela busca pela harmonização facial com toxina botulínica se deve ao incômodo gerado pelas rugas e flacidez, uma vez que os cremes indicados para suavizar esse tipo de problema não possuem a mesma eficácia do tratamento. Contudo, a indicação do tratamento depende exclusivamente de avaliação médica.

Como o tratamento é realizado?

Não existe uma idade específica para a realização desse tipo de procedimento, porém ele é indicado para homens e mulheres acima dos 25 anos ou quando as rugas e marcas de expressão começarem a incomodar o paciente.

A harmonização facial com toxina botulínica é realizada por meio de uma injeção contendo uma mistura da toxina diluída em soro fisiológico, que é aplicada nas áreas afetadas. O ideal é que ela seja aplicada com distância de 0,5 a 1 cm de um ponto ao outro. A aplicação é praticamente indolor, porém é preciso que seja realizada uma análise minuciosa do local, para que o resultado seja o mais natural possível.

A harmonização facial com toxina botulínica deve ser realizada por dermatologistas ou cirurgiões plásticos. É necessário bastante cuidado, uma vez que o tratamento é contraindicado para casos de pacientes:

  • Alérgicos;
  • Mulheres grávidas ou amamentando;
  • Portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias;
  • Pessoas que utilizam drogas, anticoagulantes e aminoglicosídeos.

O procedimento é bem rápido, podendo ser realizado em 15 a 20 minutos, permitindo que após a sua finalização o paciente volte a sua rotina normal, evitando apenas a prática de exercícios físicos, exposição ao sol no dia da aplicação, massagem no local, limpeza de pele e o uso de cosméticos na região.

O resultado pode ser visto, em média, após o 7º dia da realização da harmonização facial com toxina botulínica e tem duração aproximada de 4 meses, podendo variar de pessoa para pessoa.

Principais vantagens da harmonização facial com toxina botulínica

A aplicação da toxina botulínica traz diversas vantagens para os pacientes que fazem a sua utilização, tais como:

  • Minimiza as famosas rugas encontradas na face;
  • Suaviza as linhas e marcas de expressão;
  • Melhora a autoestima;
  • Deixa o rosto com uma aparência rejuvenescida;
  • Pode ser utilizada de maneira preventiva, a fim de evitar a formação das marcas de expressão;
  • Deixa o rosto com aparência descansada e relaxada.

Quer realizar uma avaliação para a realização da harmonização facial com toxina botulínica? Entre em contato e entenda como a clínica dermatológica Dr. Daniel Stellin pode te ajudar.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica — Regional Santa Catarina;

Dermatologista Dr. Daniel Stellin.

Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.