Saiba o que é o ultrassom microfocado e como ele promove rejuvenescimento facial de maneira minimamente invasiva e bastante segura ao paciente
Com o passar dos anos, é esperado que ocorra uma queda significativa na produção de colágeno e elastina — duas proteínas fundamentais para a firmeza, elasticidade e sustentação da pele. Como consequência, o indivíduo passa a apresentar sinais de envelhecimento, especialmente flacidez cutânea e desenvolvimento de linhas de expressão.
O rosto é uma das partes do corpo que mais reflete os efeitos do processo natural de envelhecimento, e o aparecimento de rugas e demais alterações cutâneas pode afetar drasticamente a autoestima do indivíduo. O ultrassom microfocado é uma tecnologia que tem se destacado como excelente aliada no tratamento dos sinais de envelhecimento facial, sem que o paciente precise se submeter a procedimentos mais invasivos, como por exemplo a cirurgia.
Entenda, a seguir, o que é ultrassom microfocado e quais seus principais benefícios:
Índice
Saiba o que é ultrassom microfocado
O ultrassom microfocado é uma tecnologia que promove efeito de rejuvenescimento facial não invasivo a partir da indução de um processo inflamatório que estimula a produção de fibras de colágeno e reestruturação das antigas fibras de sustentação cutânea. Com isso, é possível alcançar um efeito de lifting facial, sem a necessidade de cortes.
De maneira simplificada, a resposta para o questionamento sobre o que é ultrassom microfocado é que esta é uma abordagem avançada que aplica energia em áreas específicas, de modo a combater os sinais de envelhecimento cutâneo. A tecnologia é capaz de afetar desde a camada superficial da pele até os músculos, promovendo assim um efeito de rejuvenescimento facial.
Como o ultrassom microfocado funciona?
A melhor maneira de entender o que é ultrassom microfocado e quais são seus benefícios consiste em compreender o funcionamento desta tecnologia, que aplica ondas de calor microfocado em múltiplos pontos da pele. Esta energia promove a coagulação e desnaturação dos tecidos de colágeno, estimulando um processo de cicatrização e reparação tecidual.
Esse processo faz com que o organismo produza novas fibras de colágeno, que apresentam maior resistência mecânica em comparação às células mais antigas. Nas semanas seguintes à aplicação do ultrassom microfocado, ocorre a maturação e remodelação do colágeno, levando a uma maior sustentação da pele e consequentemente, redução da flacidez.
Benefícios do ultrassom microfocado
Entender os benefícios desta tecnologia é um dos aspectos fundamentais quando o assunto é a compreensão de o que é ultrassom microfocado, uma vez que o tratamento oferece diversas vantagens ao paciente e destaca-se por sua eficácia na estimulação à produção de colágeno e elastina.
Entenda melhor a seguir os principais benefícios do ultrassom microfocado:
Rejuvenescimento facial
Uma vez que a tecnologia estimula a produção de colágeno e elastina, duas substâncias fundamentais para a firmeza e elasticidade da pele, o tratamento com ultrassom microfocado leva ao rejuvenescimento facial a partir da redução das rugas, linhas finas e flacidez cutânea.
Tratamento não invasivo
O caráter não invasivo é uma das principais vantagens do ultrassom microfocado, uma vez que o tratamento não demanda incisões e tempo prolongado de recuperação.
Melhora da textura da pele
Além de reduzir rugas e demais sinais de envelhecimento, o ultrassom microfocado promove uma melhoria geral na textura da pele. Isso porque a produção do colágeno faz com que a pele se torne mais firme, revitalizada e com uma aparência mais saudável.
Resultados graduais e naturais
Levando em consideração o que é o ultrassom microfocado — ou seja: uma tecnologia que estimula a produção de colágeno — outro importante benefício do tratamento consiste na entrega dos resultados de maneira gradual e natural. Isso ocorre porque a produção de colágeno não ocorre de uma hora para outra, mas de maneira contínua.
Boa tolerância e ausência de período de afastamento
Trata-se de uma tecnologia moderna e eficaz, sendo minimamente dolorosa e bem aceita, mesmo para aquelas pessoas com menor limiar a dor. Outro ponto importante é a ausência de necessidade de afastamento após o procedimento, podendo ser realizado até na hora de almoço de um dia de trabalho, sem nenhuma intercorrência ou contratempo para o cotidiano do paciente.
Pele mais firme e jovem sem intervenções invasivas!
Para que o ultrassom microfocado é indicado?
O tratamento com ultrassom microfocado é indicado para pacientes de todos os tipos de pele que:
- Apresentam flacidez facial leve a moderada, e não desejam se submeter a uma cirurgia de lifting facial;
- Possuem flacidez severa, mas apresentam contraindicação cirúrgica.
Em ambos os casos, é importante que o indivíduo seja criteriosamente avaliado por um especialista para identificação de seu grau de flacidez e melhor metodologia de tratamento para o caso. A consulta médica também é importante para que o paciente tire suas dúvidas a respeito de o que é ultrassom microfocado e seu funcionamento.
Qual o melhor aparelho de ultrassom microfocado?
Existem diversas tecnologias que utilizam ultrassom microfocado para promover rejuvenescimento facial, não sendo possível apontar o melhor aparelho para todos os casos. É sempre necessário que o paciente seja avaliado de maneira individualizada para receber a indicação do dispositivo que pode trazer mais benefícios a sua pele.
O Liftera é um exemplo de aparelho que promove efeito lifting a partir da aplicação de ultrassom microfocado, melhorando a flacidez facial e diminuindo a gordura presente no local de aplicação. O dispositivo é altamente preciso e seguro, possibilitando um tratamento personalizado e pouco doloroso ao paciente.
Quem não pode fazer o ultrassom microfocado?
Em geral, não existe nenhuma contraindicação absoluta para a tecnologia, uma vez que o ultrassom microfocado é minimamamente invasivo e bastante seguro. De modo geral, as únicas contraindicações são para gestantes ou para o tratamento de regiões com feridas abertas, acne grave ativa ou em locais onde há queloides ou implantes.
Vale lembrar, entretanto, que isso não significa que o paciente não pode apresentar sensibilidade ao tratamento e outros desconfortos.
Para saber mais sobre o que é o ultrassom microfocado e descobrir se este é o tratamento ideal para você, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Daniel Stellin.
Fontes: