Fale conosco pelo WhatsApp

Linhas de expressão: veja como aparecem e como tratá-las adequadamente

Face de uma mulher com setas em transparência indicando um procedimento estético.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Existem diversas opções de procedimentos que podem ajudar a minimizar as marcas. Mas é importante lembrar que uma mudança nos hábitos de vida é essencial para manter a pele mais jovem

As linhas de expressão são marcas comuns que surgem no rosto até mesmo de pessoas jovens. Elas são causadas pela movimentação repetitiva dos músculos que compõem a face e são mais comuns em regiões como testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos lábios e dos olhos.

Elas vão se formando toda vez que falamos, sorrimos, choramos ou nos espantamos com algo, e ficam visíveis apenas quando fazemos essas expressões. Com o envelhecimento natural da pele, seu aparecimento é normal.

As linhas de expressão surgem devido a quatro fatores principais que estão relacionados ao envelhecimento:

  • A renovação celular fica mais lenta conforme envelhecemos;
  • Nosso organismo passa a perder estrutura óssea;
  • Há diminuição da produção de ácido hialurônico, responsável pela hidratação natural da pele;
  • Há degradação do colágeno, proteína que garante firmeza à pele.

Outros fatores que podem contribuir para o aparecimento das linhas de expressão

O envelhecimento natural do organismo sem dúvida é o principal fator que leva à formação das linhas de expressão, mas há outros envolvidos, como os relacionados ao nosso estilo de vida. São eles:

  • Exposição excessiva ao sol, principalmente sem os cuidados adequados;
  • Tabagismo;
  • Poluição do ar;
  • Estresse;
  • Má alimentação;
  • Poucas horas de sono;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Não há uma idade certa para que as linhas de expressão comecem a surgir. Depende muito de cada pessoa e do tipo de pele. A pele clara, por exemplo, costuma ser mais propensa ao aparecimento das linhas de expressão; já nas negras elas demoram a surgir porque as fibras colágenas são mais densas.

Diferença entre linhas de expressão e rugas

Embora possam ser semelhantes, rugas e linhas de expressão são alterações diferentes que se formam na pele. As linhas de expressão são mais superficiais e aparecem apenas quando movimentamos o rosto. Já as rugas são mais profundas e surgem independentemente da movimentação da face.

Como tratar as linhas de expressão

O uso de dermocosméticos, principalmente aqueles que contêm vitamina C, podem ajudar a amenizar e tratar as linhas de expressão. Além disso, é preciso investir em um estilo de vida mais saudável e fazer uso do protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados.

Há também alguns procedimentos que podem ser realizados para reduzir as linhas de expressão e retardar o aparecimento de novas marcas. Os principais são:

Peeling químico: utiliza ácidos — como o fenol e o glicólico — para promover uma descamação controlada da pele e assim estimular a renovação celular, removendo a pele envelhecida para que uma nova, livre das linhas de expressão, nasça.

Toxina botulínica: a aplicação de toxina botulínica é um dos principais tratamentos para as linhas de expressão — ao lado do preenchimento facial —, principalmente no caso de marcas mais aparentes. A substância reduz a contração muscular, minimizado as linhas de expressão já existentes e evitando a formação de outras.

Preenchimento facial: é realizado com a aplicação de ácido hialurônico, uma substância presente no organismo que é responsável pela sustentação e firmeza da pele, assim como o colágeno e a elastina. O procedimento visa preencher as linhas de expressão, dando ao rosto um aspecto mais rejuvenescido e hidratado.

O preenchimento com ácido hialurônico, assim como a aplicação de toxina botulínica, também é um dos principais tratamentos para linhas de expressão e pode ser realizado por pessoas a partir dos 25 anos, idade em que os primeiros sinais de envelhecimento começam a aparecer.

Laser de CO2:  trata-se de um laser ablativo que, ao ser aplicado nas camadas cutâneas mais superficiais, causa leves danos à pele para, com isso, estimular a produção de colágeno, melhorando o aspecto das linhas de expressão.

Ultrassom microfocado: a tecnologia atua tanto nas camadas cutâneas superficiais quanto nas mais profundas para estimular a produção de novas fibras colágenas, sendo por isso um dos tratamentos mais indicados para reduzir as linhas de expressão.

Radiofrequência: a técnica age promovendo o aquecimento da camada intermediária da pele, a derme, levando com isso a um estímulo na produção de novas fibras colágenas, melhorando o aspecto da pele e reduzindo as linhas de expressão.

Harmonização facial: a técnica reúne vários tratamentos faciais para melhorar a simetria e a qualidade da pele, destacando os pontos belos do rosto. Entre as principais vantagens do procedimento está a melhora das linhas de expressão.

Em alguns casos, dependendo da avaliação do especialista, há procedimentos que podem ser realizados em associação para potencializar os resultados do tratamento das linhas de expressão, como é o caso da toxina botulínica e do preenchimento facial.

Independentemente do procedimento a ser realizado para minimizar as linhas de expressão, é preciso ter em mente que os resultados são melhores e mais duradouros quando aliamos ao tratamento a adoção de hábitos mais saudáveis, como se proteger adequadamente do sol, ter uma alimentação equilibrada, ter uma boa noite de sono, não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Existem vários procedimentos que podem ser realizados para quem está em busca de reduzir as linhas de expressão, porém, é importante que todos sejam feitos por um profissional especializado, como o Dr. Daniel Stellin. Ele é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especializado em Medicina Integrativa. Marque uma consulta.

Fontes:

Dermatologista Dr. Daniel Stellin

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

 

Agende sua consulta

Clínica com tecnologia e humanização para seu tratamento.

ENTRE EM CONTATO