Tudo sobre Preenchimento Labial

Início » Tudo sobre Preenchimento Labial

preenchimento labial

O preenchimento labial é um tratamento estético que visa realçar o contorno dos lábios, aumentar o volume ou até mesmo melhorar a projeção do lábio. São, portanto, diversas as possibilidades e necessidades que podem ser atendidas com o tratamento, que depende de uma avaliação individualizada do dermatologista para ser executado.

Em geral, o preenchimento labial é um procedimento que atende demandas estéticas dos pacientes. Podem se submeter a este tratamento os indivíduos homens ou mulheres, com idade a partir dos 18 anos e que estejam insatisfeitos com a aparência dos lábios ou sua harmonia em relação à face.

Como é realizado o preenchimento labial e quando ele é indicado?

Para entender como é realizado o preenchimento labial, é importante que o paciente saiba que existem diversas técnicas disponíveis e a escolha entre elas depende da avaliação especializada. As principais metodologias incluem:

  • Ácido hialurônico: o preenchimento com ácido hialurônico oferece um resultado mais natural e com menores chances de rejeição do organismo;
  • Colágeno: assim como o ácido hialurônico, o colágeno também já está presente no organismo naturalmente, o que reduz as chances de rejeição. Também se destaca por ser um tratamento temporário, mas com resultados muito naturais;
  • Gordura autógena: nesses casos é removida gordura do próprio paciente de algum local com acúmulo, como culote ou joelho. O material é tratado e reaplicado nos lábios. O tratamento é mais duradouro, mas o resultado pode variar de acordo com a reabsorção da gordura e alterações no peso.

Atualmente existe uma predileção, independente da substância utilizada, pelo uso de microcânulas para sua aplicação. Pacientes que desejam leves correções ou aumento do volume podem optar pelos tratamentos temporários que apresentam resultados mais naturais e satisfatórios.

O preenchimento labial com gordura autógena ou os definitivos, por sua vez, são mais indicados para pacientes com assimetrias nos lábios que demandam uma conduta mais duradoura.

Quais as vantagens do tratamento?

Existem diversos benefícios associados a um tratamento estético como o preenchimento labial, sendo que os mais significativos incluem:

  • Maior satisfação pessoal e autoestima;
  • Correção de insatisfações estéticas com os lábios;
  • Melhora na harmonia da face;
  • Resultados naturais, quando a técnica é realizada por um profissional especializado;
  • Uso de substâncias seguras e devidamente testadas;
  • Baixa ocorrência de efeitos colaterais, que podem incluir inchaço ou edemas leves e transitórios;
  • Procedimento minimamente doloroso e que não demanda afastamento das atividades.

Este é um procedimento que pode ser realizado no consultório do dermatologista com segurança e eficiência. Apesar disso, é sempre necessária uma avaliação detalhada do profissional para que ele determine a substância mais adequada ao caso.

Qual a durabilidade dos resultados?

O tempo de duração dos resultados depende de qual é a substância usada. No caso do ácido hialurônico, os efeitos permanecem por até 12 meses, sendo necessário fazer uma nova aplicação após esse período.

Já a gordura autógena, por sua vez, tem um resultado mais duradouro. Porém, por se tratar do uso de células adiposas, o volume labial pode variar de acordo com o ganho ou perda excessivos de peso. As substâncias definitivas, apesar de não demandarem reaplicação, não são indicadas devido à falta de segurança da técnica — que pode comprometer a saúde do paciente futuramente, gerando complicações graves.

Quais as contraindicações do preenchimento labial?

Apesar de este ser um procedimento rápido e tranquilo, o preenchimento labial não é recomendado para todas as pessoas. Apenas o dermatologista ou um cirurgião plástico podem fazer a avaliação e recomendar o tratamento, que geralmente é contraindicado para gestantes, lactantes, pacientes com inflamações ativas ou dermatites no local — como herpes — e pessoas com doenças autoimunes em atividade.

Para execução do preenchimento labial com segurança e resultados satisfatórios busque um dermatologista de confiança. Entre em contato e agende uma consulta.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.