AGENDAR PRIMEIRA CONSULTA
Fale conosco pelo WhatsApp

Harmonização Facial

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O avanço da medicina estética faz com que surjam, de forma constante, tratamentos que visam o rejuvenescimento e embelezamento da face. Dentre esses protocolos está a harmonização facial, que tem conquistado um número significativo de adeptos.

A harmonização facial consiste na junção de diversos tratamentos faciais resultando na melhoria da qualidade da pele e de suas proporções e simetrias. O protocolo que melhor atende as expectativas dos pacientes é o que utiliza preenchedores, bioestimuladores de colágeno, toxina e fios de sustentação.

É importante salientar que a harmonização facial deve ser feita com base na necessidade do paciente e por profissionais devidamente gabaritados, como um dermatologista, pois envolve o manuseio de produtos que podem resultar em frustração ao paciente. Entenda mais a seguir!

Agende sua consulta com um dermatologista!

Para que serve a harmonização facial?

A principal função da harmonização facial é ressaltar pontos belos da face e promover correção de locais assimétricos. Para isso, o profissional de medicina estética precisa fazer uma análise criteriosa da face do paciente para identificar as características e traçar o protocolo mais adequado na busca de um resultado de excelência, conservando a aparência natural.

É muito comum imagens de pacientes que se submeteram ao tratamento indicarem uma determinada padronização como, por exemplo, a angulação da mandíbula e a projeção do mento ou queixo.

Entretanto, esse não é o intuito do procedimento de harmonização da face. A intenção é que o procedimento restaure a jovialidade e leveza da face, reduzindo marcas de expressão e conservando sua característica primária e proporcionalidade das estruturas, ou seja, torne o paciente mais belo sem que seja possível dizer que ele se submeteu a algum procedimento estético.

Indicação do procedimento estético

É comum a harmonização da face ser indicada a pacientes acima dos 25 anos, idade em que o processo de envelhecimento se mostra mais latente. Nesta idade, a sobrancelha começa a perder o seu arqueamento, o sulco nasogeniano — o popular bigode chinês — passa a ser mais evidente, por exemplo, sendo indicado iniciar os cuidados  para minimizar os efeitos normais do envelhecimento. Porém, o tratamento de harmonização facial é extremamente democrático, sendo indicado a homens e mulheres acima dos 18 anos. Entretanto, é comum esses pacientes chegarem aos consultórios já com um diagnóstico de seu caso, sendo que na maioria das vezes eles estão totalmente equivocados. Exemplificando: o paciente acredita que os lábios estão desalinhados com o restante da face, mas na realidade, é o mento que apresenta pequenas desproporcionalidades com o restante da face. Desta forma, a avaliação técnica junto a um dermatologista indicará o protocolo que melhor trará resultado ao paciente, ao alinhar as expectativas com as reais necessidades. Outras indicações da harmonização da face contemplam a melhoria das seguintes condições:

  • Excesso rugas e linhas de expressão;
  • Bigode chinês;
  • Problemas no sorriso ou dentição;
  • Estética nasal em desarmonia com a face;
  • Perda de volume facial;
  • Flacidez.

Realize sua harmonização facial com o Dr. Daniel Stellin!

Técnicas de harmonização da face

Como já mencionado, a harmonização facial é um conjunto de técnicas que visa a melhoria do aspecto da face e vai desde a limpeza de pele para remoção de impurezas, podendo passar por tratamentos com laser fracionado, até chegar ao uso dos preenchedores e bioestimuladores de colágeno.

Vamos usar como exemplo os protocolos que envolvem o uso de preenchedores, estimuladores de colágeno e a toxina botulínica.

  • Preenchedores: o mais utilizado atualmente é o ácido hialurônico. Por ser um componente presente no organismo, tem mínimo risco de reação adversa e efeito imediato. Com o preenchimento facial com ácido hialurônico é possível dar mais volume aos lábios, projetar as maçãs do rosto (o popular efeito top model), melhorar o aspecto das olheiras, em especial as mais profundas, além de ajudar a preencher as linhas de expressão que se formam na face.
  • Bioestimuladores de colágeno: esse tratamento também age de dentro para fora e colabora na restauração da produção do colágeno, responsável pela sustentação da pele, ou seja, sua firmeza.
  • Fios de sustentação: é um procedimento um pouco mais invasivo, mas feito em consultório. O dermatologista insere na pele fios de ouro (existem outros produtos) que suspendem a pele, promovendo efeito lifting imediato e melhorando todo o aspecto da face do paciente.
  • Toxina botulínica: extremamente conhecida, ela é aliada dos pacientes que querem arquear as sobrancelhas, impedir o surgimento dos pés de galinha e que as expressões faciais colaborem para o surgimento das rugas dinâmicas. A toxina botulínica costuma ser associado ao preenchimento com ácido hialurônico e é o protocolo de maior indicação em harmonização facial.

Como é feita a harmonização facial?

harmonização facial é feita com a administração de insumos na pele do paciente. Essa aplicação é feita com o auxílio de agulhas bem finas ou microcânulas. O procedimento é indolor e antes da aplicação de qualquer produto, o dermatologista fará marcações dos locais que necessitam da intervenção.

Identificado esses pontos, é comum a administração de anestésicos tópicos para minimizar quaisquer desconfortos que a agulha ou a cânula podem causar durante o procedimento. O profissional ajuda a espalhar o produto após a aplicação com as mãos, o que colabora na distribuição do mesmo e no resultado mais natural possível.

De 30  minutos a no máximo uma hora o paciente sai do consultório com os efeitos da harmonização facial já visíveis. É comum o aparecimento de pontos de inchaço nos locais de aplicação, sendo que eles são minimizados em cinco dias.

Compressas frias ajudam nesse processo. É importante a consulta de retorno ao consultório do dermatologista para que ele possa avaliar os resultados do tratamento e para pequenos retoques.

É comum a utilização de uma quantidade menor de ácido hialurônico ou qualquer outro produto na primeira aplicação. Dessa forma, fica mais fácil identificar pontos que podem ser melhorados e isso ocorre justamente no retoque.

A harmonização facial dura para sempre?

A resposta a esse questionamento é não. Os componentes usados no tratamento de harmonização da face são reabsorvidos pelo organismo. Esse tempo varia de 12 meses até 4 anos, a depender do produto que foi utilizado. Os bioestimuladores costumam ter maior tempo de duração, mas, mesmo assim, não são definitivos.

Confira também os cuidados antes e depois da harmonização facial.

Ainda tem dúvida acerca da harmonização facial? Agende uma consulta com o Dr. Daniel Stellin e veja como o tratamento pode melhorar a sua autoestima.

Entre em contato

Clínica com tecnologia e humanização para seu tratamento.

Instagram Dr. Daniel StellinClique aquiYoutube Dr. Daniel StellinClique aqui x