O que é harmonização facial?

Início » O que é harmonização facial?

harmonização facial

A harmonização facial é um dos procedimentos que mais despertam a curiosidade das pessoas. Com o número crescente de famosos realizando o tratamento, surgem também inúmeras dúvidas nos pacientes, como, por exemplo, sobre como o procedimento é realizado e o conceito de o que é harmonização facial.

Para entender o que é harmonização facial é preciso que o indivíduo não se baseie no resultado atingido por uma celebridade. Isso porque o procedimento é muito individualizado, ou seja, o efeito gerado em uma pessoa não é necessariamente o indicado para outro indivíduo que queira fazer o tratamento.

Saiba mais sobre a harmonização facial com informações cedidas pelo Dr. Daniel Stellin, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O que é harmonização facial e como funciona?

A harmonização facial consiste em uma abordagem de variados tratamentos faciais com o objetivo de melhorar as proporções do rosto do paciente, promovendo mais simetria e aprimorando a qualidade da pele. Para isso, o dermatologista avalia a estrutura facial do indivíduo para identificar quais pontos podem ser corrigidos, tanto no aspecto volumétrico como na sustentação do tecido, aprimorando as características individuais do paciente, sem perder a simetria e naturalidade. As áreas que costumam receber o tratamento são:

  • Nariz;
  • Lábios;
  • Queixo;
  • Têmporas;
  • Região malar;
  • Sobrancelhas;
  • Maçãs do rosto.

Quando o assunto é “o que é harmonização facial” os médicos utilizam protocolos específicos para atingir um resultado de excelência. No geral, os protocolos que atendem melhor as expectativas dos pacientes são os bioestimuladores de colágeno, fios de sustentação, preenchedores e a toxina botulínica.

Após avaliar a estrutura facial do paciente, o dermatologista iniciará o procedimento fazendo marcações nos locais que precisam ser destacados ou corrigidos. O segundo passo consiste em aplicar um anestésico tópico para reduzir ao máximo qualquer desconforto que o paciente possa sentir no decorrer do procedimento.

Com o auxílio de microcânulas ou agulhas bem finas, o profissional administrará os insumos na pele do paciente. Em seguida, o médico massageia o produto na região tratada com as mãos para ajudar na homogeneização do mesmo, contribuindo para um resultado mais natural.

Quais são os cuidados antes e depois da harmonização da face?

Quem deseja saber o que é harmonização facial precisa ter em mente alguns cuidados que são importantes para o sucesso do tratamento. O dermatologista informará ao paciente quais medidas são necessárias antes da harmonização da face, como a suspensão dos cosméticos para o rosto, por exemplo.

O período após a harmonização facial costuma ser o mais delicado, no entanto, trata-se de um processo rápido e que requer poucos cuidados por parte do paciente. O inchaço é discreto e habitualmente desaparece em até três dias.

Basicamente, os cuidados necessários após a harmonização da face são:

  • Compressas frias;
  • Evitar a exposição solar;
  • Não fazer massagens faciais;
  • Não realizar atividades físicas;
  • Manter uma dieta balanceada;
  • Manter a pele do rosto hidratada;
  • Utilizar filtro solar de amplo espectro.

Durante a fase de recuperação é fundamental que o paciente compareça às consultas de retorno para que o dermatologista possa avaliar os resultados alcançados e fazer alguns pequenos retoques caso seja necessário. O efeito da harmonização da face não dura para sempre, pois os componentes utilizados são reabsorvidos pelo organismo.

Sendo assim, para manter o resultado por mais tempo é preciso refazer o procedimento entre 12 meses a 4 anos dependendo do produto utilizado para harmonizar a face.

Ao pesquisar sobre o que é harmonização facial é importante ter consciência que o dermatologista é o profissional mais preparado para realizar o procedimento. A realização da técnica por outros profissionais pode resultar em um efeito indesejado para o paciente. Caso queira saber se a harmonização é a melhor alternativa para trazer mais beleza, jovialidade e simetria para seu rosto entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Daniel Stellin.

Fontes:

Clínica de Dermatologia Dr. Daniel Stellin;

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.