Os hormônios estão envolvidos em todos os aspectos da função humana: sexo e reprodução, crescimento, desenvolvimento psíquico, metabolismo e humor, só para citar alguns. É sobre isso que falaremos neste artigo: a função da modulação hormonal para a saúde.
Quando a produção de hormônios diminui, o que inevitavelmente ocorre em homens e mulheres em determinada idade, sua falta é percebida em todos os aspectos da vida.
Se você quer saber mais a respeito, continue lendo este artigo. Nele, falaremos sobre o que é a modulação hormonal e alguns dos benefícios que o método pode proporcionar. Boa leitura!
Índice
O que é modulação hormonal?
Modulação hormonal é o tratamento à base de hormônios bioidênticos (iguaizinhos aos produzidos pelo corpo), aminoácidos, vitaminas e antioxidantes, indicados para que o corpo atinja o padrão hormonal equilibrado e saudável.
Quem pode se beneficiar da modulação hormonal?
Todos os pacientes que procuram um desempenho físico, intelectual e mental otimizado podem se beneficiar da modulação hormonal.
Esta prática permite obter melhorias substanciais ao nível de inúmeros sintomas, dentre eles:
- cansaço físico e mental;
- perturbações de memória (esquecimento fácil);
- desânimo com a vida;
- desmotivação sexual (baixos níveis de libido), dentre outros problemas.
Portanto, a modulação hormonal é adequada a todos os pacientes que desejam melhorar a sua qualidade de vida e retardar o envelhecimento. Também é indicada para aqueles que buscam manter a vitalidade e o bem-estar pelo período mais longo possível.
Este processo deve associar-se a uma reeducação alimentar equilibrada e à prática regular de exercícios físicos.
Vantagens da especialidade
Os benefícios da modulação hormonal são claros:
- aumento da clareza mental;
- melhora do aspecto da pele;
- mais disposição para as atividades diárias;
- diminuição do percentual de gordura corporal;
- estabilização do humor;
- maior facilidade para a perda de peso;
- aumento da libido;
- prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento, como o Parkinson, Alzheimer e diabetes.
Por volta dos 30 anos, o corpo humano passa por queda no nível hormonal. Ao “otimizar” os índices hormonais, o organismo atinge a máxima performance, diminui a oxidação das células e promove um envelhecimento saudável.
Busque avaliação médica
Em todos os casos, é preciso buscar a avaliação de um médico para que sejam avaliadas as queixas e sintomas, bem como suas causas.
Além disso, existem hábitos diários que podem ocasionar desequilíbrios hormonais; e muitas vezes o paciente nem se dá conta de que a solução pode se dar pela simples mudança de hábitos.
O tratamento só pode ser realizado em casos comprovados de deficiência na produção de hormônios pelo organismo.
O ideal é buscar o reequilíbrio hormonal por meio de mudanças no estilo de vida. No entanto, caso as transformações na rotina não surtam efeito, agende uma consulta com o seu médico e peça para conhecer os benefícios da modulação hormonal.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.