Modulação hormonal: o que é e quando é indicada?

Início » Modulação hormonal: o que é e quando é indicada?

Modulação hormonal

Os hormônios estão envolvidos em todos os aspectos da função humana: sexo e reprodução, crescimento, desenvolvimento psíquico, metabolismo e humor, só para citar alguns. É sobre isso que falaremos neste artigo: a função da modulação hormonal para a saúde. 

Quando a produção de hormônios diminui, o que inevitavelmente ocorre em homens e mulheres em determinada idade, sua falta é percebida em todos os aspectos da vida.

Se você quer saber mais a respeito, continue lendo este artigo. Nele, falaremos sobre o que é a modulação hormonal e alguns dos benefícios que o método pode proporcionar. Boa leitura!

O que é modulação hormonal?

Modulação hormonal é o tratamento à base de hormônios bioidênticos (iguaizinhos aos produzidos pelo corpo), aminoácidos, vitaminas e antioxidantes, indicados para que o corpo atinja o padrão hormonal equilibrado e saudável.

Quem pode se beneficiar da modulação hormonal?

Todos os pacientes que procuram um desempenho físico, intelectual e mental otimizado podem se beneficiar da modulação hormonal. 

Esta prática permite obter melhorias substanciais ao nível de inúmeros sintomas, dentre eles:

  • cansaço físico e mental;
  • perturbações de memória (esquecimento fácil);
  • desânimo com a vida;
  • desmotivação sexual (baixos níveis de libido), dentre outros problemas.

Portanto, a modulação hormonal é adequada a todos os pacientes que desejam melhorar a sua qualidade de vida e retardar o envelhecimento. Também é indicada para aqueles que buscam manter a vitalidade e o bem-estar pelo período mais longo possível. 

Este processo deve associar-se a um regime alimentar equilibrado e à prática regular de exercícios físicos.

Vantagens da especialidade

Os benefícios da modulação hormonal são claros:

  • aumento da clareza mental;
  • melhora do aspecto da pele;
  • mais disposição para as atividades diárias;
  • diminuição do percentual de gordura corporal;
  • estabilização do humor;
  • maior facilidade para a perda de peso;
  • aumento da libido;
  • prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento, como o Parkinson, Alzheimer e diabetes.

Por volta dos 30 anos, o corpo humano passa por queda no nível hormonal. Ao “otimizar” os índices hormonais, o organismo atinge a máxima performance, diminui a oxidação das células e promove um envelhecimento saudável. 

Busque avaliação médica

Em todos os casos, é preciso buscar a avaliação de um médico para que sejam avaliadas as queixas e sintomas, bem como suas causas. 

Além disso, existem hábitos diários que podem ocasionar desequilíbrios hormonais; e muitas vezes o paciente nem se dá conta de que a solução pode se dar pela simples mudança de hábitos.

O tratamento só pode ser realizado em casos comprovados de deficiência na produção de hormônios pelo organismo.

O ideal é buscar o reequilíbrio hormonal por meio de mudanças no estilo de vida. No entanto, caso as transformações na rotina não surtam efeito, agende uma consulta com o seu médico e peça para conhecer os benefícios da modulação hormonal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.