7 benefícios da terapia de modulação hormonal

Início » 7 benefícios da terapia de modulação hormonal

Médico explica a terapia de Modulação Hormonal

A terapia  de modulação hormonal é um tratamento seguro e inovador que tem conquistado cada vez mais adeptos. Sua finalidade é repor e equilibrar os níveis hormonais  com hormônios bioidênticos, diferentemente da reposição hormonal realizada com hormônios sintéticos.

Perto dos 20 anos, a maioria da população alcança o ápice da produção de hormônios e, a partir dos 30 anos, começa a ocorrer um declínio hormonal que vai  acentuando-se  à medida que a idade avança. A queda hormonal vem associada com uma menor capacidade de renovação celular. Esse quadro é um fator desencadeador de vários problemas que ameaçam a saúde, beleza e bem-estar.

Nesse cenário que a terapia de modulação hormonal entra em cena, trazendo ganhos estéticos e funcionais para o paciente. Veja a seguir quais são os principais benefícios desse tipo de tratamento.

A terapia de modulação hormonal é segura

O tratamento de modulação hormonal representa um grande avanço terapêutico, pois oferecem resultados clínicos satisfatórios e seguros. Os hormônios bioidênticos são obtidos a partir de modernas técnicas de engenharia genética, que permitem a formação de estruturas moleculares iguais aos hormônios humanos. Isso proporciona uma melhor absorção pelo organismo, além de ligação aos receptores celulares muito semelhante aos hormônios naturais, o que confere uma ação protetora em relação a diversas patologias .

Colabora na prevenção de doenças

Uma das vantagens da modulação hormonal é a contribuição efetiva no combate a diferentes problemas de saúde. O tratamento garante respostas fisiológicas positivas, ligadas à prevenção de doenças e aumento da longevidade. Entre as doenças que a terapia ajuda a prevenir estão o Parkinson, a Osteopenia / Osteoporose, o Alzheimer e o Diabetes.

O tratamento é individualizado

A modulação hormonal bioidêntica é individualizada de acordo com as necessidades hormonais de cada paciente. O método se ampara na Fisiologia Hormonal e se orienta por consultas aprofundadas e exames laboratoriais bastante detalhados. Isso possibilita ao médico traçar o perfil hormonal dos homens e mulheres que ele atende, a fim de compor um programa de equilíbrio metabólico personalizado para atingir níveis hormonais de excelência sem exceder os níveis fisiológicos 

Promove a melhora cognitiva

Um dos pontos positivos da terapia de modulação hormonal é a melhora cognitiva. Através do tratamento, é possível obter expressivas mudanças no raciocínio lógico e na memória. A clareza mental, capacidade de estabelecer conexões e desenvolvimento do pensamento ágil também são benefícios resultantes do processo de modulação dos hormônios.Dentre os hormonios envolvidos mais intimamente com a cognição estão o DHEA , a Pregnenolona, a Testosterona, Estradiol e Progesterona .

Facilita o emagrecimento e controle do peso

Os benefícios da terapia de modulação hormonal podem ser percebidos na balança. Sim! O tratamento ajuda os pacientes com dificuldade para emagrecer, uma vez que promove mudanças capazes de acelerar o metabolismo. Como se não bastasse, a modulação dos hormônios atua como coadjuvante na diminuição do percentual de gordura no corpo. Lembrando que a modulação deve ser associada com alimentação de qualidade e prática de exercícios para gerar o emagrecimento saudável.

Aumenta a disposição e libido

Entre os ganhos da terapia de modulação hormonal está o aumento da libido, ou seja, o apetite sexual é beneficiado pelo tratamento. Além disso, a modulação traz outros impactos positivos no dia a dia, como estabilização do humor e maior disposição para a realização de atividades diárias.

Otimiza a aparência da pele

A terapia de modulação dos hormônios também otimiza o aspecto da pele e ajuda a amenizar efeitos típicos do envelhecimento. Com o passar dos anos, a textura da pele é prejudicada pelas variações hormonais que causam flacidez, ressecamentos e marcas. Com a devida modulação, a aparência da cútis pode ficar mais saudável, bonita e jovial, lembrando que a carência de hormônios na Menopausa e Andropausa é uma das principais causas de perda de sustentação da derme e subcutâneo.

Quer saber mais sobre terapia de modulação hormonal? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.