Tratamentos para linhas de expressão

Início » Tratamentos para linhas de expressão

Tratamentos para linha de expressão

As linhas de expressão são sinais da pele que aparecem com o envelhecimento, e seu surgimento se inicia por volta dos 25 anos e vai se intensificando gradativamente com o tempo. Apesar de serem naturais, muitas pessoas preferem evitar essas manchas procurando tratamentos para linhas de expressão.

Atualmente, a medicina estética e dermatológica oferece diversos tratamentos para linhas de expressão. Considerando os impactos que o envelhecimento gera na autoestima do paciente, é importante esclarecer quais são os benefícios e indicações dos tratamentos para as marcas de expressão — sejam elas leves ou profundas.

Confira a seguir como é possível tratar as linhas de expressão com informações cedidas pelo Dr. Daniel Stellin, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD).

Quais são os principais tratamentos para linhas de expressão?

As linhas de expressão são causadas pela movimentação constante dos músculos faciais ao sorrir ou ao contrair os olhos para enxergar melhor, por exemplo. Os tratamentos para linhas de expressão têm por objetivo suavizar as dobras deixadas na pele em regiões como testa, lábios e ao redor dos lábios. Saiba mais sobre os principais métodos para tratar as linhas de expressão.

Harmonização facial

Muito conhecida no universo dos famosos, a harmonização facial é uma técnica que reúne vários tratamentos faciais para melhorar a simetria e qualidade da pele, destacando os pontos belos do rosto.

Geralmente, a harmonização facial é indicada para os pacientes com mais de 25 anos que estejam em um estágio avançado de envelhecimento da pele. No entanto, por se tratar de uma técnica democrática, a harmonização facial também pode ser recomendada para os pacientes com mais de 18 anos.

As principais vantagens desta técnica são a melhora das linhas de expressão, da simetria facial e da flacidez. Para saber se esta técnica é a mais indicada para seu caso é importante consultar-se com um dermatologista.

Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância presente no organismo humano, sendo responsável pela sustentação e firmeza da pele (seja do corpo ou do rosto), assim como o colágeno e a elastina. Contudo, com o passar do tempo a presença dessa substância diminui, fazendo com que a elasticidade siga o mesmo caminho e resulte em uma aparência mais flácida e com marcas de expressão mais visíveis.

O ácido hialurônico produzido em laboratório para tratar as linhas de expressão ajuda a preencher os vincos formados na pele. Dessa forma, o rosto ganha um aspecto mais jovial e hidratado.

O preenchimento com ácido hialurônico é um dos tratamentos para linhas de expressão indicado para pessoas com mais de 25 anos, independentemente do gênero. Isso porque é a partir dessa idade que os sinais de envelhecimento ficam mais evidentes.

Peeling químico

O peeling químico é um procedimento que proporciona uma renovação celular na pele por meio da remoção da pele morta. A técnica é feita através da combinação de vários ácidos — como o fenol e o glicólico — que promovem a descamação da pele. Existem três tipos de peeling, são eles:

  • Peeling superficial;
  • Peeling médio;
  • Peeling profundo.

A indicação do peeling químico é feita após uma avaliação minuciosa da pele do paciente. No geral, o procedimento pode tratar linhas de expressão, flacidez, melasma, acne e oleosidade.

Toxina botulínica

A aplicação de toxina botulínica é um dos tratamentos para linhas de expressão mais conhecidos atualmente. Utilizada principalmente para tratar as rugas mais aparentes, a toxina botulínica reduz a contração muscular por conta do composto clotridium botulinum.

É fundamental obter a avaliação de um profissional habilitado para aplicar a toxina botulínica e garantir que o resultado seja o mais natural possível. Por ter um efeito temporário, a pessoa interessada em tratar as linhas de expressão com a toxina botulínica deve reaplicar o produto periodicamente.

Para manter o resultado dos tratamentos para linhas de expressão por mais tempo, o paciente deve cuidar da alimentação e usar filtro solar com alto fator de proteção mesmo em dias nublados ou chuvosos. Caso queira saber qual desses métodos é o ideal para seu caso, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Clínica Dr. Daniel Stellin;

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.