Quando procurar um Fisiologista Hormonal?

Início » Quando procurar um Fisiologista Hormonal?

fisiologista

O termo fisiologia tem origem no prefixo grego Physisis, que significa natureza, funcionamento ou função, juntamente com o sufixo logos, que quer dizer estudo. Trata-se do ramo da medicina e biologia que se dedica a estudar e conhecer as funções físicas, mecânicas e bioquímicas dos seres vivos.

No caso da fisiologia hormonal, o foco é entender a ação dos hormônios e sua participação direta no trabalho do organismo. O profissional especialista nessa área de atuação é o fisiologista hormonal. Quer saber quando esse médico deve ser procurado? Veja a seguir para quais situações ele é indicado!

Quando os hormônios estiverem desregulados

Os hormônios são importantíssimos para a saúde física e mental. Quando eles estão em desequilíbrio, podem surgir problemas como acne, transtornos do sono, excesso de apetite, ganho de peso, perda de massa muscular, alterações de humor, dor de cabeça, queda na libido, ressecamento na vagina, fadiga, dificuldades digestivas, problemas de memória, entre outros. O fisiologista hormonal é o profissional recomendado para colocar os hormônios em equilíbrio, por meio de diferentes modalidades terapêuticas.

Quando a mulher estiver na menopausa

A menopausa é o período fisiológico que acontece depois do último ciclo menstrual espontâneo da mulher. Nessa fase, geralmente entre os 45 e os 50 anos, os ovários estão envelhecidos, os hormônios sexuais diminuem e sintomas desagradáveis aparecem, como dores articulatórias, suor noturno, ondas de calor, desconforto, sensibilidade ou secura vaginal, falta de desejo sexual, mudanças nos hábitos urinários, falta de concentração, irritabilidade, desconforto nos seios, etc. Um bom especialista em fisiologia dos hormônios pode melhorar a qualidade de vida da mulher na menopausa, através de terapia de modulação hormonal.

Quando a pessoa precisar de um plano de atividades físicas

O fisiologista hormonal é um grande aliado de atletas e pessoas que buscar mais saúde e estética através da prática de exercícios físicos. Esse profissional tem expertise para fazer uma avaliação individualizada das aptidões físicas de cada paciente e desenvolver um plano de atividades racionais que viabilizem a melhora da composição corporal e otimização do desempenho físico.

Quando necessitar de um novo programa nutricional

Com base em avaliações clínicas, análise da rotina e hábitos alimentares, além de resultados de exames laboratoriais e testes de bioimpedância, o fisiologista hormonal consegue, também, criar programas nutricionais individualizados, de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa. O médico planeja a alimentação e suplementação visando potencializar as chances de atingir as metas do paciente, beneficiando assim a saúde e aparência do mesmo.

Quando o paciente quiser obter mais bem-estar e qualidade de vida

Sem duvida nenhuma, o fisiologista hormonal é um dos profissionais mais indicados para quem busca saúde, qualidade de vida e bem-estar geral. Com as técnicas de correção hormonal, programa individual de alimentação e plano personalizado de atividades físicas, o paciente consegue prevenir doenças crônicas e obter maior longevidade de maneira segura e eficaz.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.